MídiaTV no BRT Recife – Um case de sucesso

Case Description

Em Outubro de 2010 um seminário virtual sobre mobilidade urbana com representantes de várias frentes ligadas ao transporte público foi realizado, e um dos caminhos apontados como parte da melhoria para este modal foi a transformação digital.

Os hábitos de consumo das pessoas têm mudado de forma dinâmica, e a pandemia acelerou isso provocando uma adequação rápida e assertiva das empresas que fornecem serviços, inclusive no setor do transporte público. Essa transformação digital vai desde a central de atendimento ao consumidor à experiência na espera do ônibus e em todo o trajeto a ser percorrido.

O caminho ideal é que as empresas operadoras do transporte público se apropriem de tecnologias para renovar seus serviços e permanecer relevantes. Porém, sabemos que para um ônibus estar pronto para a operação diária, diversos custos estão envolvidos como combustível, mecânica, pneu, além de outros tão necessários como bilhetagem e ITS.

Mas, e se houvesse como gerar uma receita assessória que custeasse parte desta despesa operacional tecnológica, oriunda da própria tecnologia, sem que houvessem novos aportes?

Foi pensando nessa necessidade de transformação digital aliada a realidade operacional que a Geocontrol criou o MídiaTV Contaremos a seguir como o Sistema BRT de Recife tem utilizado este importante recurso.

O MídiaTV é uma ferramenta de comunicação que se destaca por conseguir atualizar remotamente e exibir propagandas e informativos nos monitores embarcados utilizando as saídas de vídeo HDMI ou RCA dentro do transporte coletivo. É a publicidade acompanhando a rotina das pessoas, estando presente num trajeto realizado pelo ônibus onde o passageiro se encontra totalmente receptivo a uma ação publicitária.

A Geocontrol construiu uma parceria em Recife com a empresa de publicidade Bluwhee, para validar todo o potencial da tecnologia e seu desempenho operacional. Conversamos com José Arraes, CEO da Bluwhee, para falar sobre os benefícios agregados com a utilização da solução.

Segundo Arraes, a experiência do MídiaTV transformou para melhor e aperfeiçoou a operação. Antes as peças publicitárias eram atualizadas e colocadas fisicamente nos ônibus. Três vezes ao dia, motoboys levavam um cartão de memória com a peça publicitária a ser veiculada em cada ônibus, o que representava um custo operacional altíssimo, além do tempo gasto na operação e os riscos inerentes ao processo. Além destas dificuldades, o antigo equipamento era muito instável e caro.

Com a ferramenta MídiaTV as peças publicitárias a serem veiculadas são enviadas aos ônibus de forma 100% online, sem a necessidade de deslocamento físico para inserção da mesma. Esta facilidade pode agora gerar receitas recorrentes para as empresas de transporte aliviando os custos operacionais da frota.

O Mídia TV está presente em 75 ônibus do BRT em Recife, e a Bluwhee pretende expandir a parceria para o município de Jaboatão de Guararapes em mais 50 ônibus do BRT, além de Maceió, com mais 50 ônibus transmitindo suas peças publicitárias.

A utilização do MídiaTV permite a exposição de 17 horas de mídias nos ônibus, levando informação e peças publicitárias a todos os passageiros que utilizam o modal.

Além dos benefícios de otimização à operação que o MídiaTV trouxe para a Bluwhee, Arraes destaca o suporte rápido e a agilidade que a Geocontrol oferece à equipe de criação de sua empresa. Diz que as equipes trabalham “linkadas” o que torna a operação 100% eficaz.

A parceria Geocontrol e Bluwhee é um case de sucesso de transformação digital e acesso à informação, ponto fundamental e relevante aos consumidores do transporte público.

O MídiaTV é uma ferramenta que faz parte da solução INbus que também fornece o indicador de lotação por imagem dentro dos ônibus em tempo real, WiFi, GPS e aviso sonoro do próximo ponto de parada.

Todas estas funcionalidades já estão disponíveis para o cliente sem custos adicionais, mesmo utilizando somente um dos recursos como a Bluwee faz.

Após esta adesão em Recife a Geocontrol está expandindo a solução para toda América Latina formando parcerias com operadores de transporte urbano e rodoviário que tenham interesse.

Conheça o INbus – Sistema Integrador de Tecnologias.

EnglishPortuguêsEspañol