INbus – Geocontrol lança tecnologia inédita no mundo que mostra lotação nos ônibus em tempo real

Case Description

Chega ao mercado a solução tecnológica INbus, que atende as exigências das novas regras sanitárias e de distanciamento impostas pelos órgãos de controle público para combater a pandemia do COVID-19.

O INbus oferta informações on-line com indicadores de lotação de cada ônibus integrado com o app ÔnibusGV, aplicativo oficial do Sistema Transcol da grande Vitória (podendo ser integrado com qualquer outro aplicativo de previsão). São mais de 300 mil pessoas utilizando o aplicativo diariamente.

Devido à necessidade de redução da frequência de passageiros provocada pelo COVID-19 e a expectativa de lenta retomada, os estudos apontam a necessidade de um sistema de transporte que ofereça ferramentas para que os seus usuários tenham liberdade de escolher o ônibus que esteja menos lotado antes mesmo de embarcarem, trazendo uma maior sensação de segurança.

Outro fator importante é a transformação destes dados de classificação de lotação em relatórios para as equipes de planejamento estudarem a demanda de cada linha por viagem/horário e ajustarem a frota decidindo o momento exato de disponibilizar ou reduzir carros naquela operação.

No último dia 30 o governo do ES, por meio da SEMOBI (Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura), divulgou oficialmente a utilização do serviço, lançado em parceria com as Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBUS).
Assista ao vídeo: https://bit.ly/3l8tRnO

A Geocontrol S/A, empresa apoiada pelo Fundo Aeroespacial, tem feito pesquisas de tecnologias, em parceria com operadoras do Transcol, para otimizar a distribuição de passageiros no transporte coletivo urbano contribuindo diretamente com a diminuição da aglomeração dentro dos ônibus resultando em mais qualidade, confiança e conforto neste momento de pandemia.

Além da previsão de horário/lotação, o mesmo equipamento disponibiliza uma rede WiFi com internet 4G gratuita dentro dos ônibus aos seus passageiros.