Covid-19: Em parceria com empresas privadas e UFES, a Geocontrol ajudará a produzir protetores faciais para profissionais de saúde

Case Description

A Geocontrol, cumprindo com seu papel social no combate ao Covid-19 está empenhada na confecção de máscaras de proteção facial juntamente com Findes, Arcelor Mittal e o grupo de desenvolvedores capixaba Protetor ES, sob a coordenação da UFES. Por enquanto, cem peças foram feitas nos laboratórios da UFES, mas a proposta é chegar a 150 mil escudos, atendendo uma solicitação da Secretaria Estadual de Saúde.

“É algo caro e trabalhoso, mas, em dez dias, com a chegada dos insumos, vamos começar a produzir cerca de quatro mil protetores por dia. Formamos uma rede colaborativa para atender essa demanda do Governo do Estado. Estamos usando placas de acetato, que são cortadas numa máquina a laser, elástico e injeção de plástico para fazer o suporte”, explica o professor do Departamento de Engenharia Elétrica Marcelo Segatto. “Se houver excedente na produção, será possível repassar para outros estados do país”, destaca o professor na matéria publicada em 31/03/2020 no site da UFES.

Os protetores não substituem as máscaras, mas são a primeira camada de proteção para os profissionais de saúde, evitando que tenham contato com saliva e fluidos corporais de pessoas infectadas. A peça é uma barreira física transparente entre o paciente e o médico ou enfermeiro, podendo ser higienizada e reutilizada.