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Solução Integrada para o Atendimento de Emergência


O TIDE, sigla para Teleatendimento Integrado de Demandas Emergenciais, é um núcleo integrador de aplicativos e tecnologias destinadas a dar suporte ao atendimento oferecido pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O aplicativo contempla todo o processo de atendimento de emergências – do despacho ao preenchimento do Boletim de Ocorrência – com geração de relatórios para fins gerenciais.

Desenvolvido a partir de um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SESEG-RJ) e a Geocontrol, o sistema teve como base a realidade Brasileira e integra informações das áreas operacionais das forças emergenciais (Polícia Militar, Bombeiros, SAMU e outras) que, associadas ao sistema de rastreamento veicular Georast e ao computador militar robustecido embarcado Conecta, permite mobilização rápida de todos os recursos necessários ao atendimento eficiente de qualquer fato em grandes cidades e eventos.






Como funciona





Os atendentes do Centro de Atendimento de Emergência do Novo 190, ao serem acionados por uma vítima ou testemunha, farão o cadastro da ocorrência e a identificação do endereço georreferenciado no mapa digital. Feito isso, as informações seguem para a tela do despachador, que analisa quais recursos serão utilizados. Ele seleciona a viatura disponível mais próxima do local da ocorrência que, por meio do computador embarcado, recebe um alerta sonoro e inicia seu deslocamento para atendimento. São armazenados no sistema todos os tempos dos processos, como o tempo que o operador levou para registrar esta ocorrência e o tempo que o policial gastou para atender ao chamado enviado. Além disso, pelo GPS do computador, descobre-se a localização de outras viaturas, casos seja necessário enviar reforços.

Ao tocar na tela do computador de bordo, o policial indica o início do atendimento deste respectivo chamado. É possível informar a evolução do atendimento, como “chegada ao local da ocorrência" ou "deslocando-se à delegacia". O tempo de toda esta operação é contabilizado. No fim da ocorrência, o policial faz no próprio computador o relatório do atendimento.

Ao abrir o formulário do Boletim de Ocorrência Eletrônico pelo Conecta, o PM tem na tela acumulados todos os dados coletados desde o atendimento pelo operador do 190 no primeiro contato feito pela vítima ou testemunha. A cada minuto, todo o trabalho operacionalizado via TIDE e Conecta alimenta estatísticas. A precisão dos números permite um gerenciamento eficiente dos recursos humanos e de equipamentos. Com todo o processo informatizado, pode-se verificar:

  • o tempo médio de registro de uma ocorrência;
  • o tempo médio gasto pela viatura até o local do crime;
  • o total de ocorrências abertas ou atendidas;
  • o total de viaturas empenhadas ou disponíveis;
  • o total de ocorrências atendidas por batalhão;
  • entre outros dados.

Uma das grandes vantagens do TIDE é sua portabilidade. Além de ser usado no computador embarcado nos carros das forças emergenciais de segurança, ele pode ser usado em outros recursos, como no telefone celular de tecnologia Android, a pé ou de bicicleta, possibilitando que policiais que realizam rondas tenham o trabalho potencializado pela tecnologia.

Por ser uma solução totalmente produzida no Brasil, oferece ainda outro diferencial: possui rápida resposta de manutenção, suporte e apoio. O que antes era um problema, hoje é um diferencial que significa mais eficiência e mais segurança para a população.
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