Notícias

Diminuir o tamanho da letra Aumentar o tamanho da letra Imprimir...

Robôs vão competir em torneio na Ufes

Comunicação Geocontrol - Thiago Lourenço
05 de junho de 2015
Divulgação
Na próxima semana, entre os dias 10 e 12 de junho, 21 equipes compostas por alunos provenientes de diversas partes do Espírito Santo, além de Brasília e Rio de Janeiro, vão competir em uma arena que será armada no Centro Tecnológico (CT) da Ufes, em Vitória. Os competidores serão veículos autônomos terrestres (UGV – Unmanned Ground Vehicles), robôs construídos e operados pelos próprios alunos, que deverão realizar um desafio e se adaptar a eventuais imperfeições do ambiente.

As equipes são compostas por até três integrantes, de qualquer nível de escolaridade. O desafio consiste em uma simulação de operação de resgate de reféns e desarmamento de bomba em um Shopping. Os robôs deverão ser veículos autônomos, capazes de navegar pela arena construída e completar os objetivos, sem qualquer interação humana ou com equipamentos externos, como computadores, smartphones, tablets e rádios, utilizando apenas um sistema embarcado para o processamento de dados. A missão dos robôs será entrar no estabelecimento, encaminhar as pessoas para uma área segura e impedir que a bomba exploda.

Durante o percurso, as equipes receberão pontuações de acordo com os objetivos cumpridos. O júri da competição será composto por professores com experiência em competições de robótica e integrantes da Equipe de Robótica da Ufes (ERUS). O desafio dará três notebooks para os membros da equipe que fechar em 1° lugar, três tablets para a equipe 2ª colocada e três fones de ouvido tipo headset para o 3º lugar.

O Torneio tem o objetivo de difundir a prática de robótica, popularizando um assunto que ainda é visto como tópico de ficção científica. “É uma oportunidade para estimular os alunos a buscarem novos conhecimentos, a fim de resolver um desafio baseado em um problema real, além de permitir que seja colocado em prática o aprendizado adquirido em sala de aula”, explica a coordenadora da Equipe de Robótica da Ufes (ERUS), Roberta Gomes.

O 2º Torneio de Robótica da Universidade Federal do Espírito Santo (TRUFES) é patrocinado pela Geocontrol e organizado pela ERUS, com apoio das empresas Pentago, CSI e Vixteam, da Ufes, de professores do CT e alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia de Computação, dos Departamentos de Informática e Engenharia Elétrica.

Serviço:
2º Torneio de Robótica da Ufes (TRUFES)
Quando: 10, 11 e 12 de junho
Onde: Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória
Mais informações pelo site http://trufes.erusbot.com.

Matriz:
Rua Anísio Fernandes Coelho, 378
Jardim da Penha, Vitória - ES
CEP: 29.060-670
Telefone: (27) 3041-3333
e-mail: comercial@geocontrol.com.br

Filiais:
Rio de Janeiro
Geocontrol Industrial