Notícias

Diminuir o tamanho da letra Aumentar o tamanho da letra Imprimir...

Tecnologia do ES será usada na segurança da Copa de 2014

G1/ES com informações de matéria veiculada no ES TV 1ª Edição em 13/06/2012 - André Falcão
13 de junho de 2013
O Espírito Santo não foi escolhido para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, mas estará presente nos carros de polícia que farão a segurança do evento no Rio de Janeiro.

O sistema usado no computador dos veículos foi desenvolvido no estado capixaba. Cerca de dois mil equipamentos foram instalados nos carros de polícia. A ferramenta é usada para pesquisas de antecedentes criminais, entre outras buscas realizadas pelos policiais durante as abordagens.






Segundo o diretor técnico Luiz Lozer, a tecnologia é a mais avançada do Brasil. "O primeiro projeto de computação embarcada em polícia que deu certo no Brasil é o do Espírito Santo. O daqui é o mais avançado e é referência no Brasil. Nenhum estado conseguiu atingir os resultados que o Espírito Santo atingiu com computação em carros de polícia", falou.

Ainda de acordo com Lozer, cerca de 2 mil equipamentos foram instalados nos carros cariocas. "O Rio de Janeiro viu que a experiência era boa. Terminamos de instalar quase 2 mil equipamentos nas viaturas de polícia do Rio de Janeiro, já começando a preparar os sistemas que vão dentro desses computadores para atender a Copa do Mundo", informou.

O tenente-coronel Nylton, do 6º Batalhão da Polícia Militar, relatou os benefícios da ferramenta. "Hoje consultamos de maneira rápida e ágil os nomes das pessoas. Levantamos os antecedentes criminais dos indivíduos. Estamos consultando de forma pró-ativa as placas dos veículos, para verificar se aquele veículo foi furtado ou roubado. O policial está mais eficiente. Efetuamos mais prisões e localizamos mais agressores da sociedade", falou.

"A um mês atrás eu estive em Dallas, nos Estados Unidos, e consegui ir até o departamento da polícia e ver o equipamento que eles têm de tecnologia em suas viaturas. E fiquei feliz em saber que essa empresa capixaba está na vanguarda. A tecnologia empregada por essa empresa está bem mais além do que existe em cidades americanas. Então, o comitê organizador da Copa, do Rio de Janeiro, eles estão buscando o que há de pioneirismo em tecnologia para melhorar a segurança não só dos jogadores e das pessoas que vão estar na Copa do Mundo, mas de toda segurança pública do seu estado. E fiquei feliz de saber que essa empresa é capixaba, que as pessoas que desenvolveram esse sistema são formadas na Universidade Federal do Espírito Santo. Então a gente vê a nossa faculdade nesse trabalho de tecnologia. Agora, a gente precisa ter esse equipamento no maior número possível de viaturas. Por que tecnologia significa redução de tempo. E redução de tempo em uma operação policial significa estar entre a vida e a morte. É muito bom saber que a polícia capixaba já está usando esse equipamento."


Na prática

"Um diferencial desse equipamento para o americano é o GPS. O GPS já consegue colocar no mapa acessado daquela viatura, todas as outras viaturas onde estão localizadas. Então você consegue ter uma ação mais efetiva nessas operações. Você consegue ganhar tempo e saber quais são as viaturas próximas para atender aquela ocorrência.

A outra coisa é que você não fica muito tempo no rádio, solicitando a um despachante para poder levantar informações sobre suspeitos. Isso levava tempo. O uso dessa tecnologia economiza tempo. É mais rápido ter a informação se aquele suspeito é um condenado, se é preciso logo colocar as algemas e levar para a justiça. É tudo em tempo real. Eu tive o prazer de ir conhecer a empresa, - quis conhecer e fiquei surpreso por ser uma empresa capixaba -, digitei a minha identidade e no monitor igual ao da viatura apareceu a minha foto, o meu endereço, minha procedência, pai e mãe. É muito bom, é muito informativo, ganha-se tempo e a segurança pública está de parabéns. Acho que é uma grande iniciativa, mas precisamos colocar no maior número possível de viaturas para poder ter um resultado mais rápido para a sociedade".

Matriz:
Rua Anísio Fernandes Coelho, 378
Jardim da Penha, Vitória - ES
CEP: 29.060-670
Telefone: (27) 3041-3333
e-mail: comercial@geocontrol.com.br

Filiais:
Rio de Janeiro
Geocontrol Industrial