Soluções > Defesa e Segurança > CTM-EB


Computador Tático Militar



Com sua primeira versão feita de forma personalizada para o Exército Brasileiro (EB), atende aos exigentes requisitos militares do EB e da Otan. Sua função é ser um terminal de Comando e Controle (C2) capaz de administrar a comunicação de dados entre os diversos sistemas de veí­culo blindado, suas tripulações e as equipes que estão em campo e, ainda, se interligar por meio de rádios a Centros de C2 de outros escalões de comando.

O CTM equipa a Nova Família de Veículos Blindados de Rodas Guarani, modernizando a forma de comunicação, cumprindo a função de terminal de comando e controle. Foi a primeira vez que um blindado brasileiro recebeu esse tipo de equipamento e também a primeira que ele é produzido no Paí­s. Suas características mais marcantes são a resistência de seus componentes e a robustez do gabinete, uma peça formada a partir da usinagem de um bloco maciço de alumínio.

Toda Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do CTM foram realizados pelo setor de Engenharia da Geocontrol. Ao todo, foram seis meses de estudos e trabalho. A produção do equipamento no Brasil fortalece a indústria nacional de Defesa, o que atende o previsto na Estratégia Nacional de Defesa (END). Além disso, o Guarani é um dos projetos prioritários das Forças Armadas Brasileiras destacados no Plano de Articulação e Equipamento de Defesa (PAED) e END.



Veja a entrevista com o General Santos Guerra:



“O CTM1-EB rompeu uma barreira tecnológica”



Ao produzir o CTM1-EB, a Geocontrol responde a uma necessidade estratégica de Defesa do nosso País, garantindo autonomia e independência na fabricação de produtos militares. Além disso, mostra que somos capazes de produzir sofisticados equipamentos de acordo com exigentes requisitos militares e concorrer e vencer em mercado dominado por grandes empresas estrangeiras. Abaixo você confere a entrevista com o Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército General Antonino dos Santos Guerra Neto.


Geocontrol - Qual a importância de ter brasileiros produzindo equipamentos para a área de Defesa e disputando espaço com empresas estrangeiras?

General Santos Guerra - O fornecimento de equipamentos, com tecnologia embarcada, para a área de Defesa por parte de uma empresa brasileira nos garante autonomia, continuidade do fornecimento e independência, mesmo em situações de crise. Responde a uma necessidade estratégica de um país da envergadura do Brasil.

Geocontrol - Qual a importância de valorizar a tecnologia nacional na estratégia de defesa do Exército do nosso país?

General Santos Guerra - A geração de empregos e renda no Brasil, com os recursos públicos alocados para a Defesa, nos realiza como administrador desses recursos. É empolgante saber que o mercado nacional pode ser desafiado a produzir sofisticados equipamentos e responder na altura das melhores empresas estrangeiras do ramo, não deixando nada a desejar.

Geocontrol - Qual a avaliação que o Exército faz do CTM1?

General Santos Guerra - Acreditamos que o CTM1-EB rompeu uma barreira tecnológica que poderá impulsionar o desenvolvimento de uma série de produtos que são necessários para o Sistema de Comando e Controle das Forças Armadas. O CTM1-EB atende com plenitude nossos requisitos técnicos e estamos muito confiantes de que seremos usuários desse primeiro computador militar para uma série de sistemas militares embarcados que hoje carecem de uma solução adequada, produzida no Brasil e com preços competitivos.

Geocontrol - De que maneira o computador embarcado melhora o trabalho do Exército Brasileiro?

General Santos Guerra - Essa primeira aquisição do CTM1-EB destina-se aos nossos novos Blindados Guarani e vai oferecer à guarnição do carro condições de plena consciência situacional no campo de batalha, operando o programa C2 em Combate, desenvolvido pelo Exército Brasileiro. O Ambiente tecnológico do Blindado Guarani é bastante moderno, utilizando equipamentos de comunicações e intercomunicadores sofisticados, que necessitavam, para completar o sistema, de um moderno computador robustecido, seguindo exigentes requisitos militares, para completar as funcionalidades de comando e controle.


Saiba mais:




Matriz:
Rua Anísio Fernandes Coelho, 378
Jardim da Penha, Vitória - ES
CEP: 29.060-670
Telefone: (27) 3041-3333
e-mail: comercial@geocontrol.com.br

Filiais:
Rio de Janeiro
Geocontrol Industrial